Falemos Aqui

...e agora. É espaço e Tempo para isso.

sábado, 17 de março de 2007

Jesus como Fernando Pessoa

Hoje estava na missa e meti-me a pensar:
"E se Jesus tivesse sido rico (de dinheiro)?"
Imaginemos que Jesus era rico, como eu imaginei, e o meu pensamento começou a gerar-se em torno de subornos.
Jesus é rico, tem dinheiro e muito tempo, conhecia melhor do que ninguém a Torá (livro sagrado dos Judeus), gosta de escrever e tem 14 heterónimos pelo menos (os 12 apóstolos, Maria Madalena e S. Paulo). Foi ele que escreveu todos os evangelhos, os que estão na biblia e os que não estão, e foi ele que inventou que era pobre. Talvez até nem se chamasse Jesus enquanto era rico mas sim outra coisa e, tento escrito os evangelhos sobre esse personagem chamado Jesus, todos eles à maneira de cada heterónimo, gostou muito da história, pois esta se enquadrava perfeitamente no que estava contado na Torá naquela altura. E tendo gostado, enquadrou isso como estilo de vida. Fez-se passar por Jesus, vestindo-se de pobre, e como rico que era e para sua diversão subornou varias pessoas, que achava propicias para cada personagem, para serem seu "actores". Talvez, ao longo de três anos a fazer isto ele tenha encarado a sua personagem com tanta dedicação e gosto que se tornou essa a sua vida e morreu por isso. Ele acreditava na sua História e acreditou até ao fim.
Desde então que Jesus é tratado como filho de Deus, desde que esse homem rico inventou a história sobre um pobre filho de carpinteiro e de mulher virgem tocada pelo Espírito Santo. Desde então as pessoas acreditam na sua história, mas não só por ele ter dito que era filho de Deus mas porque demonstrou amor para com todos.
Esta coisa que eu escrevi agora não passa de uma coisa. Lá por eu ter escrito não significa que eu acredite nisto. É apenas fruto da imaginação. Nada mais. Uma história que considero irreal, mas não impossivel. E se fosse real, quero deixar aqui bem claro que, embora Jesus e os seus apóstolos e seguidores tenham sido inventados por uma homem sábio, esse homem, que mais tarde se viria a transformar no próprio Jesus, não deixa de ser um grande homem pois, apesar de ter apenas inventado a história, inventou uma história de Amor entre os homens e viu que essa história podia mudar o mundo tal como o mudou a ele!
Deus é amor...

Etiquetas: , , , , , , , , , , ,

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial