Falemos Aqui

...e agora. É espaço e Tempo para isso.

domingo, 15 de abril de 2007

Medo da "Verdade"

Hoje fiquei preso na sala a ver a reportagem "O Código De Cristo, Túmulo Perdido".
Antes de começar a falar sobre ele gostava de fazer uma referência sobre mim: orgulho-me de ter tido 10 anos de catequese e de ter aprendido o Básico sobre a religião cristã, pois para mim o básico é que me interessa. Vão percebê-lo porque daqui a nada.
A reportagem falava de um tumulo, encontrado em 1980, que se acredita ser o tumulo de Jesus Cristo, filho da Virgem Maria. Nesse tumulo estavam 10 ossários e cada ossário tinha uma inscrição com o nome pa pessoa que estaria nesse ossário. Entre esses nomes encontrava-se o de Jesus, Filho de José, o de Maria, o de José, o de Mariamne (que se crê ser Maria Madalena), o de Yosah, filho de José e irmão de Jesus, o de Judas, filho de Jesus (num ossário mais pequeno feito para uma criança) entre outros, descritos em evangelhos como irmãos de Jesus. Quando o tumulo foi aberto em 1980 foram contados 10 ossários tal como eu disse mas, nos registos dos ossários retirádos do tumulo só eram contados 9, ou seja, um tinha desaparecido. Sabe-se também que existe um ossário que faz parte da colecção de um coleccionador de ossários que tem a inscriçao: Tiago, filho de José, irmão de Jesus. Foi provado, por via cientifica (analizando a composição quimica do ossário à do tumulo), que aquele ossário pertencia ao tumulo em que fazia falta esse ossário.
A maior parte destes nomes eram muito comuns na altura o que nos diz que aqueles ossários podiam ser de qualquer um. Mas o que não é muito comum era haver um Pai José, uma Mãe Maria e um Filho Jesus. Uma boa prova de que este é o tumulo de Jesus tal como diziam na reportágem.
Se este for mesmo o Verdadeiro tumulo de Jesus (pois ninguém tem 100% de certeza de que o seja) então estaria provado que Jesus tinha, não só vários irmãos como também um filho e que Maria Madalena era, provavelmente, a sua mulher. Reparem então na controvérsia que isso iria trazer para a religião cristã.
É por isso que a igreja teme e se defende como eu vi no ultimo sábado, dia 14 de Abril, ontém, o padre (e com todo o respeito que tenho por ele e por todos os outros padres) fazer, dizendo com um forma autoritária com como se tivesse mesmo a certeza do que estava a dizer de que aquilo era mentira pois eles morreram todos em sitios diferentes.
Quem viu a reportagem sabe que foi provado que todas aquelas pessoas podem ter sido ali enterradas pois podem ter ali morrido naquela zona, por isso não é necessário dizer mais nada a cerca disso.
Mas o ponto a que eu quero chegar (e aqui é que me orgulho de saber o básico) é este: De que é que tem medo a igreja?
Eu, como cristão, não me sinto ameçado por este tipo de provas, o que não quer dizer que não as considere verdadeiras, isto pois, como cristão, acredito em Jesus como um grande homem, como já referi num poema meu que se pode ler no Contrato Foto-Poesia, intitulado como "Presente Cristão".
Considero acima de tudo Jesus como um exemplo a seguir por todos os homens quer ele tenha tido um filho, dois, três, quer ele tenha sido impotente ou não, quer ele tenha tido irmãos e irmãs. Não é isso que faz dele um homem mau nem é isso que faz com que ele, quando morreu, não tivesse ido para junto de Deus quer tenha sido filho dele ou não. Tal como se crê que outros como Moisés ou Isaias foram para junto do Pai antes dele, também Jesus o podia fazer.
No fundo, Jesus veio salvar os homens daquele tempo e fê-lo através da religião, pois era essa a área em que o povo era mais tocado sentimentalmente. Foi tudo uma questão de marketing.
Terminando, considero a o medo da religião cristã desnecessário pois é a própria religião que diz "Não temeis porque Deus está contigo".

Etiquetas: , , , , , , , , , , , ,

quarta-feira, 11 de abril de 2007

Melhores 10 Músicas de Sempre

Decidi fazer uma lista, uma especie de Top 10 de músicas. É apenas uma opinião minha, claro! São as que eu acho que são as melhores 10 músicas de sempre:

-I Will Survive - Gloria Gaynor
-More than Words - Extreme
-Everybody Hurts - R.E.M.
-One - U2
-Hotel California - Eagles
-Casinha - Xutos&Pontapés
-Yesterday - Beattles
-Sultains of Swing - Dire Straits
-Don't Stop me Now - Queen
-Enjoy the Silence - Depeche Mode

Se me pedissem para escolher as melhores 10 músicas de sempre seriam essas!

______________________________ __________________________________
" " "

Outra coisa.... Falam do Super-Homem e que ele tinha visão raio-X... se ele tivesse visão raio-X só via o esqueleto das pessoas e não só por entre as paredes! Já para não falar das vigas das casas!
É o Super-Homem e o Hunk: porque é que ele fica sempre de boxers sempre que se transforma?!
Há coisas que não intendo!

Etiquetas: , , , , , , , , , , , , , , ,

domingo, 8 de abril de 2007

Teste

Tenho provas (e que provas) de que esta vida não passa de um teste!
Tudo começou quando estava na missa e começo a ouvir as leituras: primeira leitura, livro do Génesis, logo o primeiro capitulo, "No príncipio, quando Deus criou o céu e a terra". Neste capítulo está escrito sempre que Deus cria alguma coisa: "E Deus viu que isso era bom."
Esta pequena frase chamou-me a atenção e é a base da minha teoria.
Esta pequena frase induz-me a um pensamento: se Deus, quando criou algo, viu que isso era bom, então é porque não tinha a certeza que aquilo que criou era necessáriamente bom! Leva-me a pensar que nós somos uma experiencia de Deus!
Uma simples experiencia ciêntifica! Afinal Deus não passa de um cientista maluco que conseguiu cria um mega eco-sistema no vazio! Não é estraordinário? Quanto tempo é que faltará para que um cientista deste eco-sistema faça o mesmo?
Ainda mais: o episódio em que Deus pede a Abraão que mate o seu filho único e depois a última pede para Abraão não o matar porque vê que Abraão o amava.
Ora, dá para perceber que Abraão é um simples rato de experiencia aqui! Deus, o cientista, cria ver até que ponto a sua criação de dava a ele! Até que ponto aquele homem o conhecia!
Só mostra que somos uma experiencia, um teste. Somos aquenas bolor. E tal como Deusnos criou, também outro cientista no nosso mundo pode criar outro mega eco-sistema e influenciá-lo de modo a que haja vida inteligente. E talvez esse Deus que criou a Universo já não exista. Talvez existam outros crientistas que continuaram a experiencia ao longe de cerca de 14 mil milhões de anos, ou talvez menos porque para eles 1 mil milhão de anos pode corresponder apenas 1 ano. Quem sabe? Isso já são outras questões.
Tem me dado estas coisas para imaginar situações... Porque não esta ser verdadeira? Os cristão continuavam a adorar um Deus que está masi do que vivo e todos eram felizes! Talvez eu tenha descoberto a verdade e os cientistas me levem daki para fora assim que virem o meu trabalho! é melhor ser prodente!

Etiquetas: , , , , , , , , , , , ,

quarta-feira, 4 de abril de 2007

Lloret de Mar

Acho que já venho um bocadinho tarde para falar sobre a minha viagem a Lloret de Mar, mas não tive paciência para vir aqui escrever. É que é mesmo assim!
Mas agora que arranjei paciência e calma (sim, porque esta semana tem sido um stress. O que não torna as coisas necessáriamente más.) vim aqui escrever sobre a viagem.
Básicamente foi foi uma viagem de amigos em que bebemos uns copos até ficarmos alegres e nos divertimos imenso. Nunca bebemos demais para não esquecermos a nossa diversão claro, porque não de que valia embebedarmo-nos se não nos lembravamos da diversão?
Há pessoal que diz que teve mal organizado, e eu também, mas não temos de ligar a isso. Se eu estava lá era para me divertir! E diverti-me! Organizei o meu espaço e fiz-me a Lloret de Mar!

E aquilo é mesmo "Só loucuras! Loucuras! Loucuras!" como diz o meu amigo Brito pa Sic, se não vejam:



Viva Lloret e a todos que se divertem lá! A todos os meus amigos que foram comigo e que me ajudaram a divertir! Vivam os dragões e as grandes noitadas na Colossos e Moef Ga-Ga! Viva a Diversão! "Arriba Carralho! Arriba Porrtugal!!!"

Etiquetas: , , , , , , , ,