Falemos Aqui

...e agora. É espaço e Tempo para isso.

domingo, 15 de abril de 2007

Medo da "Verdade"

Hoje fiquei preso na sala a ver a reportagem "O Código De Cristo, Túmulo Perdido".
Antes de começar a falar sobre ele gostava de fazer uma referência sobre mim: orgulho-me de ter tido 10 anos de catequese e de ter aprendido o Básico sobre a religião cristã, pois para mim o básico é que me interessa. Vão percebê-lo porque daqui a nada.
A reportagem falava de um tumulo, encontrado em 1980, que se acredita ser o tumulo de Jesus Cristo, filho da Virgem Maria. Nesse tumulo estavam 10 ossários e cada ossário tinha uma inscrição com o nome pa pessoa que estaria nesse ossário. Entre esses nomes encontrava-se o de Jesus, Filho de José, o de Maria, o de José, o de Mariamne (que se crê ser Maria Madalena), o de Yosah, filho de José e irmão de Jesus, o de Judas, filho de Jesus (num ossário mais pequeno feito para uma criança) entre outros, descritos em evangelhos como irmãos de Jesus. Quando o tumulo foi aberto em 1980 foram contados 10 ossários tal como eu disse mas, nos registos dos ossários retirádos do tumulo só eram contados 9, ou seja, um tinha desaparecido. Sabe-se também que existe um ossário que faz parte da colecção de um coleccionador de ossários que tem a inscriçao: Tiago, filho de José, irmão de Jesus. Foi provado, por via cientifica (analizando a composição quimica do ossário à do tumulo), que aquele ossário pertencia ao tumulo em que fazia falta esse ossário.
A maior parte destes nomes eram muito comuns na altura o que nos diz que aqueles ossários podiam ser de qualquer um. Mas o que não é muito comum era haver um Pai José, uma Mãe Maria e um Filho Jesus. Uma boa prova de que este é o tumulo de Jesus tal como diziam na reportágem.
Se este for mesmo o Verdadeiro tumulo de Jesus (pois ninguém tem 100% de certeza de que o seja) então estaria provado que Jesus tinha, não só vários irmãos como também um filho e que Maria Madalena era, provavelmente, a sua mulher. Reparem então na controvérsia que isso iria trazer para a religião cristã.
É por isso que a igreja teme e se defende como eu vi no ultimo sábado, dia 14 de Abril, ontém, o padre (e com todo o respeito que tenho por ele e por todos os outros padres) fazer, dizendo com um forma autoritária com como se tivesse mesmo a certeza do que estava a dizer de que aquilo era mentira pois eles morreram todos em sitios diferentes.
Quem viu a reportagem sabe que foi provado que todas aquelas pessoas podem ter sido ali enterradas pois podem ter ali morrido naquela zona, por isso não é necessário dizer mais nada a cerca disso.
Mas o ponto a que eu quero chegar (e aqui é que me orgulho de saber o básico) é este: De que é que tem medo a igreja?
Eu, como cristão, não me sinto ameçado por este tipo de provas, o que não quer dizer que não as considere verdadeiras, isto pois, como cristão, acredito em Jesus como um grande homem, como já referi num poema meu que se pode ler no Contrato Foto-Poesia, intitulado como "Presente Cristão".
Considero acima de tudo Jesus como um exemplo a seguir por todos os homens quer ele tenha tido um filho, dois, três, quer ele tenha sido impotente ou não, quer ele tenha tido irmãos e irmãs. Não é isso que faz dele um homem mau nem é isso que faz com que ele, quando morreu, não tivesse ido para junto de Deus quer tenha sido filho dele ou não. Tal como se crê que outros como Moisés ou Isaias foram para junto do Pai antes dele, também Jesus o podia fazer.
No fundo, Jesus veio salvar os homens daquele tempo e fê-lo através da religião, pois era essa a área em que o povo era mais tocado sentimentalmente. Foi tudo uma questão de marketing.
Terminando, considero a o medo da religião cristã desnecessário pois é a própria religião que diz "Não temeis porque Deus está contigo".

Etiquetas: , , , , , , , , , , , ,

2 Comentários:

  • Às 17 de abril de 2007 às 22:02 , Blogger Gervásio disse...

    embora que a nossa igreja ( nossa pois também tenho feitos os meus 10 anos de catequese e outros tantos de escuteira e sempre tive a minha fé)seja a nível mundial uma instituição grandiosa é também bastante ameaçada.
    Pensemos.
    Eu tenho pelo menos 15 pessoas na minha turma que não acreditam nem em Jesus nem em Deus e que em todas as aulas de filosofia me confrontam com a pergunta:
    -Porque é que acreditas?
    -Que fez Deus para saberes k ele existe?
    Por muita paciencia que tenha e dificil explicar lhes e dar lhes sempre a resposta em k confio.
    Com uma pressão destas a Igreja provavelmente sente-se ameaçada e um achado desses poderia levar a que algumas pessoas questionassem se deixassem levar pelas perguntas e deixassem de acreditar.
    Para mim trata-se do medo que a Igreja tem em perder os seus fiès

     
  • Às 24 de abril de 2007 às 17:17 , Anonymous Anónimo disse...

    Eu tmb axo k sim! XIBATEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE! o pessoal quer e mocas!

     

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial